Exemplos de práticas de gestão ambiental de um Centro Comercial
Prioritizar a Triagem
A gestão de resíduos com o objetivo de minimizar o impacto ambiental faz parte do DNA dos Centros geridos pela Sonae Sierra.
Todos os resíduos produzidos nas lojas, restaurantes e áreas públicas, são previamente separados antes de recolhidos pelos parceiros especializados na gestão de resíduos para serem enviados para reciclagem, valorização energética, compostagem ou digestão anaeróbia.
Trabalhamos diariamente com o objetivo de gerirmos Centros Comerciais “aterro zero”, algo que apenas não é possível em ativos inseridos em regiões onde não existem estações para recuperação de resíduos para valorização energética.
Nos Centros existem zonas de triagem para onde são encaminhados e separados os resíduos produzidos na restauração, salas de resíduos devidamente equipadas com contentores por tipologia de resíduos e ainda uma gestão de proximidade com os lojistas para garantir formação e informação sobre separação dos resíduos que produzem na sua atividade.
Controlar e Otimizar
A gestão do consumo de energia nas áreas comuns dos Centros Comerciais é feita através de sistemas de gestão técnica, que permitem controlar e otimizar os consumos de instalações elétricas, climatização e iluminação. Garante-se assim uma gestão mais eficiente e com menor impacto ambiental.
Diversas melhorias têm sido realizadas ao longo dos anos, nomeadamente a substituição de lâmpadas por lâmpadas de baixo consumo (LED), sensores de movimento em áreas técnicas que permitem o controlo automático da iluminação evitando desperdício do recurso, sistemas de ativação do modo de poupança automática para escadas e passadeiras rolantes, iluminação dinâmica em diversas zonas dos Centros conforme a iluminação exterior, utilização de sistemas de climatização com recuperação de energia, ou seja, as unidades de tratamento de ar aproveitam a temperatura do ar de retorno para pré-arrefecer ou aquecer o ar que é insuflado reduzindo assim consumo de energia térmica. A iluminação sustentável começa agora a surgir, o CascaiShopping por exemplo instalou postes de iluminação exterior que utilizam energia solar e a energia eólica.
Racionar e Reutilizar
Os Centros geridos pela Sonae Sierra têm vindo ao longo dos anos a adotar medidas com impacto muito positivo naquilo que é a redução do consumo de água na sua atividade.
Os Centros vão-se progressivamente dotando de infraestruturas e tecnologias que auxiliam nesta gestão mais eficiente, são exemplos disso o armazenamento para reaproveitamento de águas pluviais ou de águas produzidas nas torres de arrefecimento para lavagens, rega ou instalações sanitárias, a instalação de optimizadores de consumo nos equipamentos existentes nas instalações sanitárias (ajuste de caudal das torneiras por exemplo), substituições de retretes de descarga simples por retretes de descarga dupla, entre outros.
O Centro Vasco da Gama por exemplo faz aproveitamento de águas freáticas da zona periférica, estas águas que caem por gravidade são enviadas para um depósito de tratamento. Após o tratamento a água é utilizada nos sanitários, rega e sistema de arrefecimento da cúpula envidraçada.